Histórico

Category: Institucional 89

Pirapora do Bom Jesus, o ultimo município da grande São Paulo banhado pelas águas do Rio Tietê, situa-se na Região Oeste da Grande São Paulo, a 54 quilômetros da Praça da Sé, marco zero da capital, com uma população aproximada de 15 mil habitantes e 99 km² de extensão territorial, com clima tropical e a 668 metros acima do nível do mar.

Foi fundada em 25 de maio de 1730 e oficializada em 06 de agosto de 1730. A sua emancipação política se deu em 31 de dezembro de 1958.

A origem do seu nome vem do Tupi Guarani que significa peixe = pira, pula = pora, pois os peixes na desova tentavam subir a cachoeira.

Em 1725, a imagem de madeira do Senhor Bom Jesus, Santo Padroeiro da cidade foi encontrada numa corredeira, apoiada numa pedra do Rio Tietê, por José Almeida Naves dando origem ao 2º Centro Cristocêntrico do Estado de São Paulo.

Com ares de interior, mas pertencendo à região metropolitana da grande São Paulo, situada geograficamente entre as serras do Japi e do Ivoturuna, sendo dividida pelo rio Tiete, famoso ponto de ligação entre as bandeiras dos paulistas (bandeirantes) que desbravaram nossos sertões rumo à Mato grosso.

Surge Pirapora do Bom Jesus, com o encontro da imagem entalhada em madeira e em tamanho natural do Senhor Bom Jesus no ano de 1725, sendo este o grande marco da atividade turística que promoveu o desenvolvimento de nossa cidade.

Rica em atrativos turísticos, religiosos, culturais e naturais, com a exuberante beleza. Nosso município sempre está de portas abertas para receber bem os turistas, romeiros, peregrinos e demais visitantes, na certeza de que sempre voltem, para agradecer uma graça alcançada ou apenas a passeio.

Dentro deste Estado Paulista temos a honra e a responsabilidade de receber anualmente mais de duzentos mil visitantes ao ano, sejam nas datas festivas do nosso calendário de eventos, ou em romarias e demais excursões que acontecem em todos os finais de semana do ano, e até mesmo em dias comuns da semana, não são raros os casos de grupos escolares, melhor idade que nos visitam, e conhecem cada vez mais nossa cidade.

Por esta razão podemos afirmar que nossa Pirapora do Bom Jesus é destino turístico de elevada importância sendo considerada como berço do Samba Paulista, e mais do que isto destacada como a verdadeira “Cidade dos Milagres”, desta forma é um pecado não conhecê-la.

Mais notícias...